Como fazer o seu móvel durar muito mais

Você já parou para pensar que você não gasta dinheiro comprando móveis todos os meses?

            Pois é, isso acontece por que comprar um móvel é um investimento, seja para decorar um ambiente ou até pela funcionalidade do móvel.

            Mas é preciso ter muito cuidado na hora de escolher e cuidar dos seus móveis, uma vez que na hora de investir em móveis é bom levar em consideração custo-benefício do item que você está adquirindo e como você poderá preservá-lo por muito mais tempo.

            Para te ajudar a entender melhor sobre os cuidados com móveis, o artigo de hoje irá mostrar como fazer o seu móvel durar muito mais.

Móveis de madeira: cuidados essenciais

            Os móveis de madeira são conhecidos por sua durabilidade, sendo muito comum estarem entre os itens que passam  de geração por geração e, ainda assim, apresentam os mesmos aspectos de quando eram novos.

            Apesar de serem móveis de longa duração, os móveis de madeira precisam de diversos cuidados para garantir sua durabilidade. Portanto, para manter a vida útil do seu móvel de madeira, você precisará tomar uma série de cuidados com ele.

Muitos pensam que cuidar de um móvel de madeira exige o uso de cera e outros elementos para polir com uma frequência exagerada. Na verdade, o polimento é indicado de uma a duas vezes por ano.

Outro erro bastante comum é usar qualquer tipo de produto na hora de limpar o móvel. Isso, muitas vezes, pode acabar prejudicando o material.

Sendo assim, é importante conhecer as especificidades do móvel que você comprou, principalmente quando se trata de móveis em madeira. E, para te ajudar a saber como cuidar do seu móvel, separamos algumas dicas fundamentais.

Veja só:


Dicas para fazer o seu móvel parecer novo

1 – Leia o Manual de Uso – Pode parecer uma dica ultrapassada, porém ler o manual de qualquer produto é fundamental para saber como manusear, utilizar e cuidar da maneira adequada.

Este tipo de informação deve fazer parte do produto e, caso não houver uma etiqueta ou manual, solicite ao vendedor do seu móvel. Isso porque você deve conhecer as especificações do produto, para que você possa mantê-lo novo utilizando os cuidados adequados.

2 – Evite a exposição ao sol – Se os seus móveis de madeira ficarem expostos ao sol por muito tempo, existem grandes riscos de desbotamento da cor original e até mesmo rachaduras.

Portanto, mantenha seus móveis fora da luz do sol, caso a iluminação da sua casa não permita isso, considera a instalação de cortinas ou faça um rodízio na disposição dos seus móveis regularmente, assim você pode retardar os possíveis danos causados pela exposição ao sol.

3 – Procure mudar a posição o seu móvel – Todos os móveis tendem a apresentar sinais de envelhecimento com o tempo, afinal é impossível utilizá-los diariamente sem que sofram nem tipo de dano.

No entanto, ao mudar frequentemente a posição dos móveis, tanto para evitar a exposição ao sol quanto para diminuir a utilização por determinado período, você conseguirá aumentar a vida útil dos seus móveis

4 – Proteja as superfícies –  Alguns móveis como mesas, cômodas, mesas de centro, entre outras, podem sofrer desgastes nas superfícies devido o uso diário. Para proteger essas superfícies e evitar manchas e riscos, utilize jogos americanos, porta copos, toalhas de mesa, corredores e até mesmo uma cobertura de vidro.

Na hora da limpeza, utilize um sabão neutro com um pano úmidos, para remover o pó e polir as superfícies, assim você garante uma boa aparência do seu móvel. No entanto, tenha cuidado para não exagerar com o polimento, pois o excesso pode ajudar a remover o acabamento natural do seu móvel.

5 – Limpe com frequência – De vez em quando, os móveis ficam sujos, o que traz a necessidade de fazer uma limpeza profunda. Para garantir que você não interfira no acabamento, procure a forma correta de detergentes e equipamentos de limpeza específicos para a limpeza de móveis de madeira. Esses agentes de limpeza são benéficos, pois protegem a madeira enquanto você a limpa.

Não há um número mínimo ou máximo de vezes em que você pode limpar seus móveis. No entanto, não muitas, nem muito poucas vezes. Tenha cuidado para não usar água em excesso durante a limpeza.

E essas foram algumas dicas de como fazer o seu móvel durar muito mais, esperamos que com elas você possa cuidar melhor dos seus móveis e aumentar ainda mais a vida útil dos móveis que você escolheu para o seu lar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *